23/06/13
SÉRIE VIDA RELEVANTE – PENTATEUCO = ABEL
GÊNESIS 4:4
Pessoas importantes da história da humanidade...
Ter uma vida relevante é o desejo de todos nós, o problema é que na maioria das vezes perseguimos a relevância de formas equivocadas...
O objetivo desta série de mensagens é aprender com a vida de alguns homens e mulheres que tiveram as suas histórias marcadas na Palavra de Deus, por terem vivido de forma relevante, a também, buscarmos de forma significativa, uma vida relevante...
Hoje vamos observar alguns pontos importantes na vida de Abel, segundo filho de Adão e Eva, baseando-nos em três momentos na sua vida.
Como você vê a sua vida? Há algo que precisa ser trabalhado para que ela seja relevante para Deus?
II Sam. 20:18; Mat. 23:35; Heb.11:4
30/06/13
SÉRIE “VIDA RELEVANTE” – PENTATEUCO – ENOS (Gên. 4:26)
Quando falamos de “VIDA RELEVANTE” estamos falando de uma vida que de alguma forma fez ou faz a diferença, para melhor, no lugar onde está, em sua geração e até mesmo para gerações futuras...
Na mensagem de domingo passado nos lembramos de Abel... Hoje vamos falar de um sobrinho de Abel, que nem sequer o conheceu... Seu nome era Enos. A verdade é que nem mesmo seu pai Sete conheceu o seu irmão Abel...
Enos é um personagem bíblico, do qual não fala muito, não conhecemos livros sobre este homem... Pouco se escreveu sobre Enos, por isso pouco se sabe dele, porém, o que se escreveu sobre ele e o pouco se sabem dele é o suficiente para ver algo que fez dele uma “VIDA RELEVANTE”.
CONCLUSÃO
Enquanto a espiritualidade decaía no mundo com o aumento do pecado, a tecnologia desenvolvia na família de Caim a fim de encontrar segurança, estabilidade e paz sem Deus (Gên. 4:17-20, 22).
Enquanto o prazer pela presença de Deus desaparecia por causa do pecado, a música era explorada para suscitar o prazer na vida humana (Gên. 4:21, 23-24).
Enquanto a espiritualidade na vida religiosa dos descendentes de Caim chegou à zero... Deus misericordiosamente suscitou Sete e Enos, os quais foram os pais dos que invocam o nome do Senhor numa época de grande iniqüidade (Gên. 4:25-26).
O nome “Enos” do hebraico אֱנוֹשׁ significa “homem mortal” e/ou “frágil”.
Há quem considera que a consciência da fragilidade humana, indicada no nome Enos, despertou nas pessoas a necessidade plena de Deus. Assim, através dele, Deus realizaria as Suas promessas.
Enos se destacou na linhagem de Sete, desta forma através dele havia esperança para a proclamação divulgação da verdadeira fé em Deus como o Criador e Redentor.
Enos viveu 905 anos e teve muitos filhos e filhas (Génesis 5:9-11); o seu nome é mencionado na longa genealogia de I Crónicas (1:1) e no documento genealógico de Jesus em Lucas 3:38, sendo ele um ascendente do Messias.
ENOS SE TORNOU UM MARCO NA HISTÓRIA DA INVOCAÇÃO AO NOME DO SENHOR...
INVOCAÇÃO: Chamamento que se dirige a quem ou ao que desejamos que se manifeste ou nos venha em auxílio
08-07-2013
SÉRIE: “VIDA RELEVANTE” – ENOQUE
GÊNESIS 5:21-25
Muitos são os homens e as mulheres dos tempos passados e no presente que por algumas razões justas ou não, se tornaram “Famosos” e “Conhecidos” no mundo inteiro, porém, ser “Famosa” ou “Conhecida” não torna uma pessoa “Relevante”, até mesmo porque grande parte das pessoas “Famosas” e “Conhecidas”, não foram ou não são “Relevantes” para a sociedade...
Esse é um ponto importante... Nem sempre ser “Relevante” para a sociedade significa ser “Relevante” para Deus e seu Reino.
Aqui está um ponto realmente “Relevante”, pois, essa é uma relevância que todos deveriam desejar e buscar com todas as forças, até mesmo porque isso é o essencial para todo homem (Ecl. 12:13).
Ser “Relevante” para Deus e seu Reino, leva o indivíduo a ser “Relevante” para a sociedade, ainda que esta não reconheça.
Ao pensarmos em pessoas relevantes para Deus, para o Reino de Deus e para a humanidade, não podemos deixar de falar de Enoque. Não há muita coisa escrita sobre Enoque, assim como Abel, Enos... Mas, a pequena parte escrita na Bíblia, acerca dele nos respaldará para dizer a vida dele pode ser considerada “Relevante” por uma razão muito especial: Ele andou com Deus.
Andar com alguém significa objetivo em comum, solidificação de propósitos, confiança recíproca. Caminhar com outro é sonhar juntos, suportar o peso da caminhada, socorrendo e animando para que o amigo cumpra seus objetivos.
Andar com Deus deveria ser o objetivo de todo homem, pois esse sempre foi o desejo de Deus, desde quando o criou.
“Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?” Amós 3:3 É verdade que uma amizade só é estabelecida quando há uma confiança mútua, quando há reciprocidade na relação, respeito, cumplicidade e sinceridade.
CONCLUSÃO
Você quer ter uma VIDA RELEVANTE?
O segredo é andar com Deus, através de seu Filho Jesus!